Em contexto particular ou industrial, a motobomba para rega é um equipamento indispensável para quem quer otimizar trabalhos de jardinagem ou agricultura e garantir a distribuição eficiente e adequada de água nas áreas de cultivo, contribuindo para a saúde e o crescimento das plantas.
Porém, com tantas motobombas para rega disponíveis no mercado, como escolher a melhor para o seu sistema de irrigação? Seguindo o nosso passo a passo!
Finalidade da motobomba para rega
Bom, é claro que uma motobomba para rega é sempre um equipamento utilizado para transferir água de um local para outro, em trabalhos de rega, irrigação, pulverização e outras situações onde não exista acesso a energia elétrica. Contudo, na hora de escolher é importante atender à finalidade do equipamento, ou seja, ao tipo de água que pretende transportar:
- Quer regar o jardim ou bombear a água da piscina? Então, procure por uma motobomba de águas limpas.
- Quer bombear lama, águas residuais ou águas de inundações externas? O melhor é optar por uma motobomba de águas sujas.
- Quer bombear líquidos corrosivos, tóxicos ou inflamáveis? O ideal é fazê-lo com uma motobomba de produtos químicos.
Tipo de motobomba de rega
Seja para tratamento de águas limpas, águas sujas ou águas residuais, interessa-lhe descobrir qual a categoria do equipamento que deve comprar, mas face à multiplicidade de opções, também tem de conhecer os principais tipos de motobomba para rega:
-
Motobombas de alta pressão
As motobombas de alta pressão projetam, como o nome indica, água a alta pressão em fluxo constante, para colmatar as necessidades de sistemas de irrigação de longo alcance ou sistemas de combate a incêndios.
Características técnicas da motobomba para rega
Até agora já sabe qual o modelo e tipo de motobomba para rega que lhe convém, mas ainda precisa de analisar outras características técnicas, nomeadamente:
1. Caudal
O caudal é a característica técnica mais importante de uma motobomba de rega, e sabe porquê? Porque determina a quantidade de água que a motobomba consegue bombear num determinado período de tempo, dada em m3/h (metros cúbicos por hora) ou l/m (litros por minuto). Logo, é importante escolher uma motobomba para rega com caudal adequado às necessidades da sua área de cultivo porque se caudal for muito baixo, a quantidade de água fornecida pode não ser suficiente para irrigar toda a área de forma adequada.
2. Altura de elevação
A altura de elevação é outra característica técnica a avaliar antes de comprar uma motobomba para rega, já que determina a altura vertical a que a água precisa de ser elevada. Nesse sentido, deve optar por uma motobomba com pressão suficiente para atingir a altura desejada, relacionando o caudal com a altura de elevação (à medida que a altura de elevação aumenta, o caudal da motobomba diminui) para encontrar um ponto de equilíbrio e determinar o desempenho do equipamento.
3. Capacidade de arranque
Não é fácil vencer a inércia inicial, pelo que as motobombas para rega costumam ter um recurso adicional, a capacidade de arranque, que varia de acordo com o tipo de motobomba e com as características do sistema de irrigação onde vão ser utilizadas. Por exemplo, a capacidade de arranque é particularmente importante em sistemas de rega com grandes elevações ou tubagens longas, pois a resistência inicial é maior nessas condições.
4. Potência e tipo de motor da motobomba
Sim, a potência (capacidade de bombear água com eficiência) e tipo de motor da motobomba são outros fatores a considerar, antes de comprar. E isso porque, por um lado, a potência deve ser sempre adequada para o caudal e altura de elevação necessária, e por outro, o motor (a diesel, gasolina ou elétrico) deve ser escolhido de acordo com as necessidades de irrigação do terreno, disponibilidade de combustível e custos operacionais.
Nesse sentido, podemos adiantar que uma motobomba com motor a gasolina tem um consumo mais elevado (e menor eficiência energética) que uma motobomba com motor a gasóleo, mas é mais leve, tem um arranque mais fácil e a manutenção também é mais simples. Ainda assim, deve comprar uma motobomba a diesel se for trabalhar em condições de carga pesada.
Qualidade da motobomba para rega
Por fim – e apenas para referir os principais aspetos a considerar antes de comprar uma motobomba para rega – há que averiguar a reputação da marca, para dar preferência a fabricantes e/ou revendedores confiáveis e credíveis que utilizem materiais de qualidade e ofereçam serviços de suporte pós-venda e manutenção de equipamentos. Desta forma, consegue garantir a longa vida útil da sua motobomba e evitar (ou pelo menos resolver) problemas no futuro.