Noticias

Compressor de ar: o que é, para que serve e como escolher o melhor modelo!

Encher, soprar, agrafar, pregar, pintar, rebarbar, burilar, perfurar… Seja em trabalhos domésticos ou atividades na indústria e construção civil, um compressor de ar é sempre um equipamento útil no qual deve investir para otimizar diversos trabalhos. Porém, entre tantos modelos disponíveis no mercado, na hora de escolher o compressor mais indicado… pode ficar baralhado!

Continue a ler para saber como descobrir a melhor opção!

O que é um compressor de ar?

Basicamente, compressor de ar é um equipamento que transforma energia mecânica em energia pneumática, a energia obtida do ar comprimido. Além de extremamente útil, não emite poluentes que prejudiquem o ambiente, tem um baixo custo de manutenção e é bastante versátil.

Onde pode ser utilizado?

Pode ser utilizado na indústria, no setor da construção civil, em oficinas mecânicas, serralharias, consultórios odontológicos e até em sua casa, para pulverizar plantas ou encher os pneus da bicicleta!

Para que serve um compressor de ar?

Serve para comprimir o ar, naturalmente, com o objetivo de facilitar diversos trabalhos de pintura com pistolas ou enchimento, pintura em paredes, pintura de peças, pintura de automóveis, limpeza de objetos, acionamento e o controlo de válvulas, alimentação de motores, compressão de gás, operações a vácuo e calibragem e enchimento de pneus com a pressão adequada, entre outras atividades, incluindo afazeres diários em sua casa. Também pode ser ligado a diversas ferramentas para utilizar o ar comprimido e otimizar tarefas.

COMPRESSOR DE AR MPT-09376 – PARAFUSO – 200L 10 HP

5.319,99  IVA INCLUÍDO
Adicionar

COMPRESSOR DE PARAFUSO NEWSILVER 7,5HP 10BAR

4.416,99  IVA INCLUÍDO
Adicionar

Quais são os principais tipos de compressores de ar?

Para escolher o melhor compressor para as atividades que deseja realizar, deve começar por distinguir os principais tipos de compressores de ar. Só que, com uma oferta tão vasta e diversificada, este tipo de pesquisa não vai ser fácil, pelo que vamos apontar-lhe desde já os três modelos de compressores de ar mais comuns no mercado:

Compressores de transmissão direta

Muito eficientes a nível energético, os compressores de transmissão direta de potência (também chamados de compressores de parafuso) gozam de uma excelente performance que se traduz numa relação potência/ar comprimido debitado superior, se comprada com a potência dos compressores com transmissão por correia.

Estes equipamentos foram projetados para uso contínuo e normalmente são usados em aplicações industriais.

Compressores de transmissão direta silenciosos

A gama de compressores silenciosos oferece o menor nível de ruído possível através de painéis insonorizantes e também da eliminação de vibrações indesejáveis. Estes modelos de compressor são particularmente indicados para atividades em que existem restrições sobre a localização do equipamento em aplicações industriais ligeiras.

Compressores de correia

Tão ou mais eficientes que os compressores de transmissão direta, os compressores de correia têm uma vida útil mais longa porque a bomba pode girar muito mais devagar do que o motor, o que permite que sofram menos desgaste e sejam, por isso, recomendados para utilizações diárias.

Que compressor de ar escolher?

Basicamente, todos os compressores de ar são modernos, compactos, eficientes e fiáveis, pelo que pode ser difícil escolher o melhor, mesmo conhecendo os principais modelos… Podemos ajudar? Ótimo! Não importa se é um entusiasta ou um empreiteiro, precisa de um compressor que o possa acompanhar ao longo do tempo, mas para o encomendar precisa também de avaliar os seguintes itens:

  • Potência do compressor de ar

A potência é um dos pontos mais importantes a avaliar na hora de comprar um compressor de ar e isso porque quanto mais cavalos tiver um compressor, melhor: mais força vai ter, mais ar vai conseguir comprimir por minuto. Ainda assim, a potência costuma ser superestimada para fins comerciais, pois na realidade basta-lhe adquirir um equipamento com uma taxa de potência comum entre 1,5 a 6,5 HP, no máximo.

  • Tamanho do depósito do compressor de ar

Quanto mais cavalos, mais potência e quanto mais potência mais litros de ar por minuto é capaz de comportar o compressor. Contudo e ao contrário do que possa estar a pensar, o tamanho do tanque ou do reservatório não é assim tão importante: 100 litros, 50 litros ou 24 litros? É indiferente porque vai ter sempre de parar para o aparelho arrefecer, pelo que o mais importante é a capacidade de aspiração e do motor para nunca ficar sem ar.

  • Pressão do compressor de ar

Existem compressores de baixa, média e alta pressão, mas para a maioria das utilizações, 8 bars é mais do que suficiente. Em todo o caso, é importante conhecer a pressão do equipamento que pretende adquirir para não o danificar posteriormente, devido a uma pressão maior que a recomendada ou a uma perda de eficiência por baixa pressão no ar comprimido.

  • Utilização do compressor de ar

E por fim, considere a utilização do compressor antes de comprar! Vai encher, soprar ou pintar pequenas zonas? Não precisa de um equipamento muito potente, um compressor com cavalo e meio de potência é suficiente para um uso intermitente. Mas se desejar pintar mais espaços e com mais pressão, prefira um compressor 3 cavalos de correia, indicado para um uso contínuo, por exemplo.

Tipo de trabalhos

Uso caseiro em trabalhos de manutenção ou decoração? Não precisa de adquirir um compressor de ar muito potente, mas deve optar por um modelo portátil e flexível, mais indicados para uso doméstico, sem depósito ou com depósito de 1 a 10 litros. É quanto basta para, por exemplo, envernizar madeira, pintar uma zona no exterior ou interior de sua casa, encher pneus de bicicletas, etc.

Para trabalhos mais robustos e variados, como pregar, agrafar, pintar grandes superfícies, aparafusar, desbastar e lixar, deve investir num compressor mais potente e autónomo. Este compressor é mais indicado para âmbito profissional, no setor industrial e da construção civil.

 

Em suma, se precisa de comprar um compressor de ar, defina o tipo de equipamento que precisa, analise as suas funções para perceber se atendem às necessidades de aplicação, examine os parâmetros do produto (como pressão e tamanho do depósito) e depois veja se o preço do compressor é compatível com o orçamento disponível.

 

Precisando de ajuda, basta clicar aqui e entrar em contacto com a Carril, uma empresa especialista em comércio de equipamentos para indústria, construção civil, atividades agrícola, jardim, floresta, bricolage, oficina auto e muito mais. Teremos todo o gosto em ajudá-lo a escolher o melhor compressor de ar!