Graças à evolução da tecnologia e engenharia e à sua aplicação agrícola, o trabalho duro e manual foi substituído por máquinas que ajudam a completar tarefas com mais rapidez e menos esforço físico.
Escolher entre uma Motoenxada ou Motocultivador vai depender do terreno que quer trabalhar.
Vantagens de uma Motoenxada
As Motoenxadas são um equipamento fundamental para quem trabalha a terra, principalmente pequenos terrenos agrícolas. Por vezes, o trabalho agrícola é duro, exigente e rigoroso, principalmente se o fizer manualmente e sem o auxílio de certas ferramentas. Felizmente, equipamentos como as Motoenxadas podem ser-lhe muito úteis e facilitar a sua jornada de trabalho.
Podemos assim enumerar as vantagens em investir numa Motoenxada:
1. Redução do esforço de trabalho;
2. Retiram e enterram ervas daninhas;
3. Misturam resíduos orgânicos;
4. Fresam a superfície da terra até 30cm de profundidade;
5. São úteis em superfícies de 100 a 1000 m2.
6. O seu custo de aquisição é mais acessível que o do motocultivador
Se ainda não tem uma Motoenxada, saiba que ela é capaz de fazer maravilhas pelo seu trabalho agrícola., deixando mais tempo e energia para outras tarefas.
Alguns modelos têm ainda a possibilidade de encaixar acessórios e outros equipamentos, o que faz das Motoenxadas equipamentos completos e bastante vantajosos.
Vantagens de um Motocultivador
Enquanto que alguns modelos lavram apenas alguns centímetros do solo, outros têm a capacidade de trabalhar quase 1 metro! Seja como for, os Motocultivadores são equipamentos que aceleram a preparação das terras e deixam mais tempo e energia para outros afazeres, aumentando, assim, a produtividade.
Vantagens principais:
1. Otimização do trabalho;
2. Leves, rápidos e fáceis de manusear;
3. Funcionam como complemento aos tratores;
3. Os Motocultivadores são rentáveis;
4. Os Motocultivadores são mais versáteis e permitem a utilização de mais alfaias;
5. São úteis em superfícies de 500 a 3000 m2.
Diferenças entre Motoenxada e Motocultivador
É comum confundir Motoenxadas e Motocultivadores e, apesar de serem equipamentos similares para trabalhar a terra, têm finalidades diferentes. Enquanto, a Motoenxada é a mais adequada para pequenas parcelas de terreno, como hortas, canteiros e relvados de dimensões reduzidas, os Motocultivadores são ideais para preparar hortas ou refazer relvados maiores. Por isso, para saber qual a máquina que poderá corresponder melhor às suas necessidades, deverá responder a duas perguntas: qual a superfície de trabalho? E que tipo de utilização conta fazer do seu equipamento? Outra vantagem dos Motocultivadores é que oferecem a possibilidade acoplar um maior número de alfaias e reboques de maiores dimensões do que as permitidas por uma Motoenxada.
Motoenxada
Graças às freses que misturam a terra o seu uso é recomendado para cuidar da horta ou lavrar os canteiros e os relvados. A superfície de trabalho aconselhada varia entre os 100 e os 1000 m² , tudo dependendo do modelo (eléctrico ou térmico). As freses da Motoenxada podem trabalhar a terra até à profundidade de 30 cm, o que é o suficiente para a maior parte dos particulares.
No que diz respeito à motorização a Motoenxada está, geralmente, equipada com um motor a 4 tempos. As freses estão sob o motor e giram pelo meio de uma correia ou de uma caixa com uma corrente. Algumas máquinas estão equipadas com uma roda de transporte o que facilita bastante o movimento da máquina quando tem o motor parado. Como a Motoenxada avança graças à rotação das freses a sua utilização não se faz sem algum esforço. Daí a sua utilização não ser aconselhada para as grandes superfícies de terreno.
Motoenxadas com Transmissão por Correias e por Carretos:
As motoenxadas com transmissão por Correias, geralmente têm um custo de aquisição inferior às motoenxadas com transmissão por Carretos. As principais diferenças são que no caso da de Carretos, tem uma robustez superior para solos mais exigentes havendo assim menor probabilidade das mais desgaste dos componentes de transmissão, logo um custo de manutenção mais reduzido. Se a área a cultivar for de uma dimensão relevante e se pretender dar uma maior utilização, é recomendável investir em uma motoenxada de Carretos.
Motocultivador
Para os trabalhos de maiores dimensões tal como preparar a horta ou refazer um relvado, deve usar-se um Motocultivador. É um aparelho potente, equipado com várias velocidades de trabalho e de avanço (mais um marcha-atrás).
O Motocultivador é um equipamento mais pesado, equipado com 2 rodas grandes que lhe permitem deslocar-se facilmente. O seu peso não obriga a que possa fique em cima das freses como a Motoenxada. A sua utilização faz-se sem esforço, pois o facto de ter rodas com tração independentes das fresas, alivia bastante a força de braços que é exigida na motoenxada. Como é um equipamento mais robusto poderá eventualmente fixar um arado e assim trabalhar a terra em profundidade.
Os Motocultivadores, dependendo da marca e modelo, permitem uma versatilidade de utilização superior às Motoenxadas, uma vez que se oferecerem o guiador reversível, esta opção possibilita a utilização de alfaias como: Destroçador para cortar mato, Pente de Corte de Erva, por exemplo, no caso dos Ducati até trituradores de ramos são uma opção oferecida pela vasta quantidade de acessórios opcionais.
Opções de Motoenxadas
Se optar por investir numa Motoenxada, poderá encontrar uma vasta variedade de preços, consoante as características de cada uma.
Veja AQUI!
Duas boas sugestões de Motoenxadas para um trabalho de qualidade são:
- MOTOENXADA DTL 10000 – DUCATI – Multifunções com tomada de força. Permite acoplar: Fresa, Segadora, Bomba de Água, Bomba de Pulverização, Abre Valas.
- MOTOENXADA EURO 102 A DIESEL C/ MOTOR LOMBARDINI 15LD 350 (8CV) – 4 velocidades: 3 para frente + 1 para trás. Cultivador ajustável de 65 cm – 95 cm com caixa de proteção e discos de proteção de árvores.
Opções de Motocultivadores
Caso necessite de comprar um Motocultivador ficam aqui sugestões para um trabalho mais fácil, rápido e melhor:
- MOTOCULTIVADOR GOODYEAR GY 13RT COM FRESA PTO 13 – Gama profissional da Goodyear, projetada para trabalhos intensivos. O guiador foi criado para um trabalho fácil e confortável, enquanto o sistema anti vibração integrado minimiza a fadiga do operador e apresenta um kit de alerta de parada de óleo automático. A transmissão reforçada tem um alcance de 10 velocidades (4 dianteiras + 1 traseira) com altas e baixas.
- MOTOCULTIVADOR DUCATI DIESEL 10 CV – DRT4180 DE – Para uso intensivo, com motor Loncin Diesel 4T 10cv e cilindrada de 465cc. Utiliza também 10 velocidades (4 dianteiras + 1 traseira) 5 ambos os lados.
Descubra outros MOTOCULTIVADORES
Uma opção que combina Motoenxada com Motocultivador
- MOTOENXADA GOODYEAR GY6000TL 212 CC 7HP – O modelo GY6000tl da Goodyear é um equipamento funcional e completo que, para além de cumprir com as suas funções como Motoenxada, também funciona como Motocultivador; bomba de água (para tirar água do poço); bomba de pulverização; permite engatar uma segadora ou ceifeira; possibilidade de acoplar fresa traseira e inclui ainda tomada de força para encaixar vários acessórios.
.
A máquina que necessita está disponível em carril.pt, assim como, pode tirar qualquer dúvida connosco através do chat da nossa loja ou pelos seguintes contactos, telefone: 915 170 190, email: apoio.cliente@carril.pt.