Condições de Garantia
A garantia normal dos artigos através da sua loja online CARRIL.PT é de três anos para consumidores finais não profissionais, conforme Decreto-Lei n.º 67/2003. Esta garantia é válida em todos os países membros da União Europeia. Todos os equipamentos e acessórios possuem um período de garantia definido pelo fabricante, que nos termos legais é, no mínimo, de 3 (três) anos, no caso o cliente seja consumidor final (pessoa singular) e 6 (seis) meses nos casos de clientes profissionais (pessoa coletiva).
Cabe destacar que os produtos oferecidos através da CARRIL.PT são de primeiras marcas e da melhor qualidade. Não são produtos “B” (marcas brancas) ou de exposição. Também Sublinhamos que os artigos oferecidos na loja CARRIL.PT são selados pelos fornecedores e fabricantes, salvo indicação expressa, na qual se informará ao cliente que o produto foi examinado ou que foi precedido de um controlo de rotina. Os equipamentos disponibilizados na Loja estão corretamente certificados pelas entidades nacionais e internacionais competentes.
O cliente desfruta de uma garantia total (devolução do produto e reenvio de outro novo) nos 14 dias úteis posteriores à receção da encomenda. Findo este prazo até aos 2 anos.
Caso o artigo que adquiriu esteja defeituoso, deverá contactar o nosso serviço de apoio ao Cliente através do email: apoio.cliente@carril.pt ou telefone nº 239 689 067 (chamada para rede fixa nacional) para iniciar os trâmites de gestão da garantia para que lhe sejam informadas todas as instruções e os passos a seguir.
Deverá indicar a data e local de levantamento do bem a reparar, pelo que os nossos serviços de recolha procederão ao levantamento e entrega do artigo reparado ao abrigo da garantia, sem qualquer custo adicional de transporte e componentes necessários à sua reparação. A MC, Lda detentora da loja CARRIL.PT, reserva o direito de cobrar custos relacionados com transporte sempre que se verifique que o equipamento não se encontre abrangido pelas Condições de Garantia relacionado com a a legislação vigente e, ou Normas de Utilização do Fabricante/Distribuidor, e ainda quando houver segunda recolha ou reentrega devido a ausência do cliente no endereço indicado por este, bem como impossibilidade recolha pela transportadora pelo motivo do artigo não se encontrar devidamente embalado, isento de combustíveis, lubrificantes ou outros líquidos inerentes à utilização do artigo.
No caso do equipamento avariado se encontrar abrangido pela garantia, o cliente poderá dirigir-se com o mesmo, e respetivo comprovativo de compra e/ou garantia, a um centro de assistência técnica da marca.
A MC, Lda declina qualquer responsabilidade de danos ou extravios resultantes do transporte de equipamentos para assistência abrangidos ou não pelas Condições de Garantia.
Se o utilizador optar por outras formas de devolução, os respetivos custos com portes de envio serão da sua exclusiva responsabilidade.
A garantia dos produtos vendidos na loja CARRIL.PT, presta-se e é estabelecida exclusivamente pelo Fabricante/Distribuidor do produto, nas condições de manipulação, correta utilização, conservação e nos prazos especificados nos certificados de garantia que os acompanham.
No caso de haver qualquer defeito de fabrico ou de funcionamento dos produtos comprados através da CARRIL.PT estabelece-se como único responsável o fabricante dos mesmos. A CARRIL.PT, na sua qualidade de loja de vendas online, fornece aos seus clientes os serviços de mediação necessários para o estabelecimento do contacto com a empresa fabricante ou distribuidora, realizando-se desta forma efetiva a garantia ao cliente nos termos da mesma.
Para que se efetive a garantia é necessário apresentar a fatura ou recibo da compra emitida pela MC, Lda, detentora da loja carril.PT, bem como todas as embalagens e conteúdos adicionais (manuais, e acessórios em geral).
Em todos os casos, o número de série do artigo deverá corresponder aos ficheiros de propriedade da MC, Lda. A garantia não será válida quando se verifiquem fatores externos à utilização normal do produto, tais como subidas e picos de tensão, utilização de acessórios inadequados ou proibidos pelos fabricantes, quedas, água, fogo, operações incorretas ou abusivas por parte do cliente ou por terceiras pessoas não autorizadas pelo fabricante, falta de manutenção adequada recomendada pelo fabricante.
A garantia estará vigente desde o mesmo dia de entrega e/ou aceitação da encomenda.
Garantia de Produtos a Bateria
Os produtos a bateria têm garantia de 3 anos (pessoa singular) e de 6 meses no caso de utilizadores profissionais (pessoa coletiva).
Esta garantia cobre todas as falhas do material, mas não incluí: baterias, carregadores, peças com defeito por desgaste de utilização normal, como suportes, escovas, e outros componentes de desgaste resultantes da sua normal utilização.
Nas disposições da presente garantia não se excluem os benefícios da garantia legal previstos no Código Civil por defeito(s) oculto(s) a favor do comprador.
Os fabricantes podem oferecer prazos adicionais, o que se denomina como garantia comercial, cuja extensão e duração diferem consoante os produtos e marcas. As ditas garantias serão responsabilidade exclusiva do fabricante que se obriga a elas.
Salientamos que a MC, Lda não se responsabilizará por possíveis danos que possam ter sido causados por mal uso, manipulação excessiva ou incorreta, instalação não profissional ou mau funcionamento por fatores externos como por exemplo um curto-circuito.
Caso o Fabricante/Distribuidor verifique que o bem reclamado não se encontra abrangido pelas Condições de Garantia, a MC, Lda reserva o direito de apresentar o respetivo orçamento ao cliente, ficando a reparação do equipamento pendente do pagamento da mesma, reservando ainda a MC, Lda o direito de cobrar custos relacionados com o transporte de recolha e reentrega.
Processo de Reparação Não Abrangida pela Garantia para Defeitos de Fabrico:
No caso do centro de assistência técnica responsável do Fabricante/Distribuidor verificar que a avaria não está abrangida pelas garantia para defeitos de fabrico, o cliente receberá um orçamento para a reparação. A reparação só será iniciada após a aceitação e pagamento antecipado do orçamento. Se o orçamento não for aprovado, o cliente será responsável pelo pagamento dos custos de transporte, orçamento e manuseamento.
Encaminhamento para Destruição/Reciclagem:
Caso o cliente não proceda ao levantamento ou ao pagamento dos custos de transporte para reentrega do artigo no prazo de 30 dias após a conclusão do processo de reparação ou rejeição, o artigo poderá ser considerado centro de assistência técnica, abandonado e encaminhado para destruição ou reciclagem, conforme o Decreto-Lei n.º 84/2021.
No caso de avaria e tratando-se das reparações dos artigos, o cliente deverá solicitar diretamente aos nossos serviços de apoio ao cliente a recolha e reparação do mesmo ao abrigo das condições de garantia, não se responsabilizando por qualquer reparação da autoria do cliente, executada pelo próprio ou em estabelecimentos não autorizados ou indicados pela MC, Lda.
A garantia só pode ser exigida pelo titular (parte contratual) que figure na fatura e só o titular poderá fazer uso da mesma. A MC, Lda não se responsabilizará por atender requerimentos de terceiros que não tenham adquirido diretamente o bem através da loja CARRIL.PT e/ou que não constem na fatura de venda