Noticias, Casa

Como produzir Pellets!

Com a exponencial subida do preço dos pellets, algo que até há bem como tempo era considerada uma energia alternativa bastante acessível, a opção de produção dos seus próprios pellets é cada vez mais uma questão a considerar. Ainda é um investimento relativamente elevado se consideramos uma máquina de produção de pellets de qualidade, pois só deste modo poderá garantir o retorno do investimento agora realizado, dentro de curto e médio prazo. No entanto, se optar por adquirir este equipamento em regime de repartição de custos e com familiares ou amigos em regime de partilha de utilização, seguramente que o retorno do investimento será bem mais reduzido.

Qual a Máquina de Pellets ideal para mim?

Na Carril.pt temos à disposição quatro escolhas possíveis, uma Máquina de Pellets monofásica para uso doméstico, duas trifásicas e uma para trator.

Máquinas de fácil utilização, que são indicadas para pessoas que pretendem produzir pellets em casa ou começar um negócio utilizando resíduos vegetais provenientes da poda de sebes, oliveiras, vinhas e todas as variedades de árvores em geral, minimizando os custos de aquecimento doméstico. Estão equipadas com rodas para movimentação feitas com uma mistura específica de borracha que permite que as pedras não fiquem presas.

A produção horária varia entre:

Monofásica:

Máquina de Pellets Elétrica Ceccato PELLE 3HP – 30 a 40 kg/h

Trifásicas:

Máquina de Pellets Elétrica MAGIC Ceccato 5.5HP – 60 a 70 kg/h

Máquina de Pellets Elétrica Ceccato PELLE 7.5HP – 70 a 80 kg/h

Para Trator P.T.O.:

Máquina de Pellets P.T.O. Ceccato PELLE PTO – 70 a 80 kg/h

Sendo que, a máquina monofásica apenas pode ser usada para uso doméstico enquanto as trifásicas e P.T.O. servirão também para uso profissional/industrial.

Portanto, quando adquirimos uma Máquina de Pellets devemos ter em conta para que finalidade é que a vamos usar, uma máquina doméstica não está preparada para o uso intensivo de uma profissional, por isso, optar por uma máquina para uso não profissional a fim de poupar algum dinheiro, poderá revelar-se uma escolha mais cara no futuro pretendemos uma produção maior ou uso intensivo.

Que matérias usar para fazer Pellets?

As Máquinas de Pellets da Ceccato Olindo apenas utilizam a serradura proveniente da trituração de resíduos florestais, com troncos de madeira, ramos e folhas.

Os Pellets produzidos por esta máquina não têm qualquer tipo adição de produto químico ou plástico associado, são feitos de maneira completamente natural, o que é ambientalmente basta positivo, dado que a máquina irá “apenas” prensar a matéria inserida a uma temperatura elevada e formar os preciosos pellets.

A serradura, que é a matéria-prima dos pellets pode ser obtida de duas formas, adquirida em serrações de madeira ou, através da ação de trituração de excedentes vegetais, provenientes de podas e limpezas de terrenos, o que é o ideal, pois desta forma é verdadeiramente juntar o útil ao agradável, em vez de perigosas queimadas, reaproveitamos toda matéria natural que após transformação, será uma fonte de energia “quase” gratuita para aquecimento de casas e águas sanitárias.

Para obter uma serradura perfeita para os seus pellets resultante do processo de trituração através de um Biotriturador, seja ele Elétrico, a Gasolina ou de Trator, deverá ter em especial atenção o tipo de triturador, bem como, se este pode ou não suportar uma peneira, acessório opcional, mas indispensável. Uma peneira para o Biotriturador, não deverá ter furos superiores a 8 mm, a matéria resultante do processo de trituração maior que esta medida não é adequado para produzir pellets. Este acessório é opcional na maioria das máquinas de pellets, mas é absolutamente indispensável para a produção própria de pellets.

Um fator muito importante também na produção das pellets é a humidade, a serradura deverá ter uma humidade entre 8% a 12%, não mais e não menos, um medidor de humidade é encontrado.

Ainda com dúvidas?

Veja no vídeo seguinte todo o processo de produção de pellets

Que Biotriturador escolher?

O Biotriturador que escolher comprar terá de ser um que dê para inserir uma peneira (crivo) com furos de 8 mm de diâmetro, para poder produzir serradura e, por conseguinte, colocar na máquina para fazer os seus pellets.

Depois de saber quais são as opções que tem de Biotrituradores que podem levar a peneira, é importante definir que tipo de uso lhe vai dar, o mesmo que se aplica com as Máquinas de Pellets, acontece também com os Biotrituradores, se for monofásico será para uso doméstico, se for trifásico poderá ser para uso profissional.

Monofásico ou Trifásico:

Biotriturador Tritone ONE Elétrico 230V Ceccato – Construído seguindo a lógica de trituradores grandes, obtendo o máximo resultado em termos de corte, velocidade e confiabilidade.

Combustão:

Biotriturador Ceccato Monster Honda GX390 Profissional 100mm

  • Motor de combustão de biocombustível profissional.
  • Adequado para fragmentação de grandes quantidades de resíduos vegetais
  • Funil dobrável para limitar o volume no transporte rodoviário ou quando é armazenado
  • O túnel de descarga do triturado tem uma rotação de 360º e uma altura de cerca de 2 metros.

Trator:

Biotriturador P.T.O. MAX Ceccato BIO.TRICARDM

Este Biotriturador é uma ótima opção para quem já possui um trator com uma potência mínima de 18 hp

Se mesmo depois do nosso artigo sobre a produção de pellets, ainda continua com dúvidas sobre qual o equipamento mais adequado para si, por favor, não hesite em contactar-nos através do nosso email: apoio.cliente@carril.pt ou visite a nossa loja www.carril.pt